Wikipedia

Resultados da pesquisa

30 de jan. de 2010

Presa é mantida em banheiro de delegacia de MS há um semana

Notícia na Folha de São Paulo, hoje (30/01), caderno Cotidiano:
Mulher foi detida no dia 21 ao tentar furtar desodorante e garrafa de bebida de supermercado
RODRIGO VARGAS DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ
Uma mulher de 23 anos, flagrada ao tentar furtar um desodorante e uma garrafa de bebida de um supermercado, vem sendo mantida presa há mais de uma semana em delegacia de Chapadão do Sul (a 350 km de Campo Grande).Como a delegacia não tem cela exclusiva para mulheres, Loyane Souza Almeida, detida no dia 21, recebeu um colchonete e foi trancada à chave dentro de um banheiro da unidade.
Procurada pela Folha, a assessoria da Polícia Civil confirmou que a presa está "em um banheiro adaptado a uma situação de emergência" e que a situação "é do conhecimento das autoridades do município"."É uma estrutura mínima, na qual ela pode se sentar, deitar e fazer as suas necessidades. Está longe de ser a situação ideal, mas é o que pode ser feito até que surja uma vaga no sistema prisional", disse o delegado Jefferson Luppe, assessor de comunicação.
A situação foi denunciada pelo advogado criminalista Lourival Claro, que, em visita à delegacia, disse ter ficado "chocado" com a alternativa."É um banheiro de, no máximo, quatro metros quadrados, com uma janelinha no alto e mais nada. É como se ela estivesse numa solitária, sem ninguém para conversar", diz.Para Paulo Ângelo de Souza, da ONG Centro de Direitos Humanos Marçal de Souza, a medida adotada é "inaceitável" por "reduzir o ser humano à condição de animal".Segundo ele, a entidade vai entrar em contato com a polícia para cobrar uma "transferência imediata". "Lamentavelmente, o Estado é reincidente neste tipo de situação", afirmou Souza
A Polícia Civil não soube informar quantos presos permanecem na delegacia -todos os outros são homens.A Secretaria de Segurança Pública do Estado informou à Folha que a atual gestão investiu R$ 6,3 milhões na construção, reforma e ampliação de unidades da Polícia Civil que custodiam presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente