Wikipedia

Resultados da pesquisa

19 de dez. de 2008

CONCURSO NA PRISÃO

Concurso Mensagem de Natal
Assim como em 2007, este ano realizamos o concurso "Mensagem de Natal" com a comunidade carcerária de Leopoldina e Cataguases. Muitos detentos participaram e tivemos de aumentar quatro páginas no jornal Recomeço impresso para publicar todas as mensagens enviadas. Todas poderão ser lidas na edição 150 que vai para o site semana que vem. Trouxemos aqui no blog os textos classificados nos três primeiros lugares (prosa e poesia):

1º LUGAR
Gedis Aparecido Raimundo
Mensagem de Natal

Agora
eu sei
e sinto
o que é
o Natal!!!
Atualmente, no lugar onde me encontro, sempre paro para pensar e refletir um pouco sobre a minha vida, em tudo o que eu já passei e não soube aproveitar. Agora estou vendo e aprendendo como devo valorizar cada dia da minha vida. Estou refletindo sobre o que significa a palavra Natal. Antes eu achava que Natal era apenas uma data simples, eu saía com os amigos e bebia muito. Muitas vezes eu deixava a minha família para sair, achava que o bom da vida era apenas curtir e fazer o que eu queria.
Agora eu sei e sinto o que é o Natal.
Neste lugar, eu aprendi muito com os irmãos sobre a bíblia e agora eu sei que Natal é uma data muito especial, dia de comemorar o nascimento do homem que, um dia, morreu para nos salvar: Jesus Cristo.
Natal também é o dia de nós todos vivermos o perdão. Saber dividir, saber amar ao próximo, dando valor a cada pessoa seja feia, bonita, preta, branca ou morena, porque o que elas são por fora não importa, o que realmente importa está dentro delas, que é a humildade, o caráter e a boa vontade.
Sei o que eu estou perdendo longe da minha família, pois sei que poderia ver meu filho sorrindo para mim, fazer minha esposa feliz e dando um Feliz Natal aos meus amigos sabendo o que significa esta data.
Mas sei também que, onde quer que eu esteja, a minha mulher vai estar sempre do meu lado. O meu Natal não vai ser tão ruim assim, pois neste lugar fiz muitas amizades, principalmente da professora Beth e do professor Villas, que estão me ensinando muito.
Todos os que estão aqui sabem dividir um com o outro e saber dividir é um dom de Deus. Eu digo a todos para que não passem o Natal por passar, mas que entendam o significado dele e fiquem junto de quem você sabe que te ama de verdade.
Eu termino a minha mensagem de Natal desejando de coração um Feliz Natal a todos deste lugar e do Jornal Recomeço, da minha família e da minha esposa. Que Deus abençoe a todos.
------------------------
2º LUGAR
Silvio Elias da Silva
Mensagem de Natal
Natal sem fome, liberdade, fraternidade e igualdade para todos.
Está para chegar o tempo em que todos seremos irmãos, seremos iguais.
Há de chegar um tempo em que todos lutaremos por um só objetivo, pela paz, igualdade, liberdade e fraternidade.
Neste Natal, eu queria que o mundo inteiro desse as mãos e se fizesse um minuto de silêncio e que um novo mundo renascesse. 2009, um mundo novo, um mundo sem dor, sem fome, onde seremos todos felizes, onde seremos todos iguais.
Um mundo onde a igualdade, a fraternidade e a paz serão para todos.
-------------------------
3º LUGAR
Glayston da Silva Rodrigues
Poesia de Natal

Vinte e quatro de dezembro
Eis que uma estrela anuncia que vem
Um menino humilde e já perseguido
Mudou a rotina da cidade de Belém.

Sábios magos a procurar
Filho da virgem que dará a luz
História difícil de entender
Mas esse menino era o Rei Jesus.

Um rei diferente, sua coroa de espinhos
Uma cruz de herança
Uma nova esperança
Um novo caminho.

Não tinha pecado
Mas por amor se entregou
Andávamos perdidos, escravo do inimigo
Hoje livre eu sou, Jesus ressuscitou.
------------------

5 comentários:

  1. Anônimo21/12/08

    Parabéns ao organizadores do concurso e parabéns aos vencedores e a todos que participaram.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21/12/08

    Obrigada, Carlão. Passarei a mensagem.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21/12/08

    Gostei muito dos textos vencedores. O primeiro lugar descreveu a consciência do Natal, embora tardia. O segundo lugar fez um bonito jogo de palavras que concretiza a idéia do Natal: igualdade e fraternidade para todos. O terceiro lugar usou a rima, a poesia que há no Natal e que nos acompanha por toda a vida.
    Parabéns aos escritores.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/1/09

    Very good!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/1/09

    Although from different places, but this perception is consistent, which is relatively rare point!

    ResponderExcluir

Comente