Wikipedia

Resultados da pesquisa

12 de ago. de 2009

Parabéns, Mayra!!!! Nem tudo está perdido

Em meio ao cotidiano de confronto entre policiais e traficantes que se estendeu durante meses na Vila Cruzeiro, na Penha, em 2007, uma jovem teve a iniciativa de se manifestar contra a violência na comunidade. Mayra Avellar Neves, então com 15 anos, teve a ideia de promover uma passeata para pedir que os caveirões da polícia, ao menos, não realizassem operações no horário escolar ( Vídeo: Saiba um pouco mais sobre essa jovem ).
A atitude da menina, que reuniu mais de 300 pessoas, não só conseguiu diminuir o número de confrontos na favela, mas também foi reconhecida como uma ação que representa a luta pela paz e conferiu à Mayra o International Children's Peace Prize (Prêmio Infantil da Paz). A premiação, equivalente ao Nobel da Paz, só que para crianças e adolescentes, é entregue pela Fundação Kidsrights, na Holanda.
- Estávamos no meio do fogo cruzado. As pessoas vegetavam, estavam presas dentro de casa. Precisavámos de uma solução - lembra Mayra, agora com 17 anos. - Estudo teatro na comunidade e, na época, tivemos problemas para ensaiar o espetáculo que estávamos montando.
Os vencedores recebem cem mil euros da Kidsrights para investir - obrigatoriamente - em projetos. Mayra, que recebeu o prêmio em dezembro de 2008, das mãos do bisbo Desmond Tutu, diz que pretende empregar o dinheiro na Vila Cruzeiro.
- Quero construir uma moderna sala de cinema, que tenha também espaço para que as pessoas possam debater os filmes - afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente