Wikipedia

Resultados da pesquisa

5 de jun. de 2008

Notícias tendenciosas

CEIPS - Local onde os adolescentes estavam "internados"...
Adolescentes liberados pela Justiça cometeram crimes graves Leia notícia
Esse é o título da notícia mais badalada atualmente nas Minas Gerais. 31 adolescentes foram liberados pela Vara da Infância e Juventude de Belo Horizonte da prisão ilegal e criminosa a que estavam submetidos. Como é de praxe, a imprensa caiu em cima. É impressionante a visão preconceituosa e discriminatória da imprensa em relação aos adolescentes empobrecidos. A imprensa tem a obrigação de ter uma abordagem, no mínimo, esclarecida sobre a questão dos menores "infratores". Envio alguns questionamentos à imprensa:
Análise da notícia:

- Ao dizer que "esses adolescentes" cometeram crimes graves, fica implícito que adolescentes também são presos por delitos banais.
- 17 têm envolvimento com o tráfico de drogas - O que é preciso para que um garoto seja preso por "tráfico de droga"? Em primeiro lugar: ser pobre, é óbvio. Droga rola pra todo lado, em todas as camadas sociais, mas com os adolescentes pobres qualquer quantidade é tráfico. E lá vai mais um garoto para a "prisão Universidade do Crime", a mais eficiente e bem-sucedida instituição de ensino deste país.
- Outros 17 foram apreendidos por furto - Garotos pobres ficam loucos para ter uma bicicleta, um tenis legal, vestir roupa de marca e até simplesmente comer um chocolate. Consta que até Chico Buarque furtou um carro quando adolescente. Quando eu era criança, furtava moedas para comprar picolé, minha paixão, proibida numa família com 8 irmãos, na qual picolé era absolutamente supérfluo e desperdício de dinheiro. Não é que se mandam bons meninos para campos de concentração por irem em busca desses pequenos gostos. A igreja na época da inquisição era mais complacente ao admitir a existência do purgatório, lugar de castigo para pequenos pecados. Atualmente, não, por esses "pecados veniais", os garotos já vão direto para o inferno. E depois são execrados quando saem de lá escolados pelo "demônio".
- 10 adolescentes liberados possuem na ficha o crime de porte ilegal de arma - Adolescentes com armas? Quanta hipocrisia! Quem coloca arma nas mão dos meninos? Criminosos são os adultos que fabricam essas armas, que comercializam essas armas, todos os que formam toda uma rede poderosa e impune para que essas armas cheguem às mãos da população, dos meninos. Mas não interessa pegar esses criminosos, afinal eles ativam a economia do país e do mundo, então pegamos os meninos.
-----------------------------
Sobre armas, leiam: CBC, Companhia Brasileira de Cartuchos, Fábrica de Armas, Empresas Taurus

3 comentários:

  1. Anônimo6/6/08

    Lindo blog !!! Excelente textos ! Aquela professora condenada a pagar multa lá de MG foi um dos exemplos mais absurdos que vi na vida . Que triste !

    www.acorda.paulistano.zip.net

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de me apresentar: Meu nome é Luciano. Parabéns pelo blog !

    www.acorda.paulistano.zip.net

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/6/08

    Luciano, não fui condenada a pagar multa, fui condenada à prisão. Este fato absurdo veio provar o que denuncio: como a pena de prisão é usada abusivamente pelo Judiciário brasileiro. No meu caso, os próprios integrantes da "instituição Justiça" usaram de um processo e uma condenação simplesmente porque estavam incomodados com um jornal que cobrava responsabilidade em suas funções. Mas espero que o meu martírio (quase 3 anos indo à polícia, ameaças, humilhação, sofrendo o péssimo tratamento nas audiências, gastos com o processo)sirva para uma maior conscientização das pessoas sobre a injustiça praticada neste país.

    ResponderExcluir

Comente