Wikipedia

Resultados da pesquisa

7 de nov. de 2007

APAC de Leopoldina

Presos recuperam patrimônio histórico

O local onde hoje funciona a sistema APAC de Leopoldina foi o Centro de Treinamento de Professores Rurais, criado em 1958 pela Campanha Nacional de Erradicação do analfabetismo, tendo como diretor e coordenador o sociólogo-educador João Antônio Moreira (Lei n 235 de 1958).
Durante todos esses anos, o local ficou em total abandono. Em 2006, iniciou-se o processo de implantação do método APAC - Associação de Proteção e Atendimento ao Condenado - em Leopoldina, e constatou-se que o antigo centro oferecia o espaço ideal. Havia o que, a princípio, parecia um enorme obstáculo: o estado de abandono e depredação em que se encontrava a construção e o seu entorno. Parecia uma utopia conseguir recuperar tanta destruição causada pelo tempo e abandono.
Mas, como disse Eduardo Galeano, a utopia é que nos faz caminhar, o projeto foi vencendo, um a um, todos os obstáculos e atualmente é a APAC de Leopoldina. E ironia do destino: são justamente os apenados, este segmento tão discriminado pela sociedade, que fez o trabalho fantástico de transformar toda a destruição em vida e beleza.
E mais as descobertas. Num dos enormes compartimentos, encontramos toda uma parede com uma belíssima pintura reproduzindo o momento em que se iniciava nos anos 1950, no país, uma nova etapa de educação em busca de novas soluções para o problema do analfabetismo.

Vejam as fotos

Parte da pintura, continuação do painel acima:



















A capela recuperada, mas encontrada com as pedras da parede à direita cobertas de cimento.











Amanhã, postarei mais fotos das belezas do local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente