Wikipedia

Resultados da pesquisa

2 de mai. de 2008

Justiça Restaurativa

Um projeto brasileiro de Justiça Restaurativa
Participo de um grupo sobre Justiça Restaurativa. Através do grupo tenho contato com verdadeiros pensadores do Direito, homens que têm a visão magnânima da Justiça conciliadora e não propulsora de conflitos.
Esses dias, o grupo postou vários textos que pretendo aos poucos indicar aqui no espaço do Recomeço que compartilha os ideais deste projeto necessário e urgente em nosso aparato jurídico. Inicio hoje com o maravilhoso texto "Escuta Compassiva", citando alguns trechos:


Escuta Compassiva
Gene Knudsen Hoffman

Thich Nhat Hanh (foto), monge budista vietnamita, professor, poeta e pacifista. “Se nos alinhamos a um lado ou ao outro, vamos perder a chance de trabalhar pela paz. A reconciliação é compreender ambos os lados. Primeiro vamos a um lado e descrevemos o sofrimento que está sendo imposto pelo outro lado. Então, retornamos ao outro lado e repetimos o processo” .
Espero que algum dia equipes de Escuta Compassiva vão onde quer que haja um conflito, escutem ambos os lados, e trabalhem pela reconciliação. Eu acredito que esse é o nosso próximo passo.
O monge budista Thich Nhat Hanh desenhou os três passos para a paz como:
• Primeiro, escutar os sofrimentos de todos os lados;
• Segundo, relacionar o sofrimento de cada lado ao do outro;
• Terceiro, colocar todos os lados juntos de modo que eles possam se ouvir uns aos outros.
Esse é o mapa essencial da Escuta Compassiva.

O Que é a Escuta Compassiva?
A pacifista Quaker Gene Knudsen Hoffman, que foi a pioneira em Escuta Compassiva como um processo de construção da paz, gosta de observar que
“um inimigo é aquele cuja história nós não ouvimos”.
Essa é a idéia que uma vez que você escuta verdadeiramente a história do outro, e compreende suas queixas e sofrimentos, você será incapaz de considerar aquela pessoa como inimiga. Você pode discordar totalmente dela, ou achar suas ações abomináveis e mesmo assim você vai vê-la como um ser humano. Estranhamente, nem sempre é preciso a escuta em ambas as direções para esse entendimento começar nos dois sentidos.
Uma vez que alguém percebe que você o vê como um ser humano único, essa pessoa geralmente vai ver você do mesmo jeito. Isso pode criar tremendas oportunidades para a reconciliação e a paz.

Ler o texto completo aqui

3 comentários:

  1. Olá, Gloria, como vai? Obrigada por seu trabalho corajoso. Preciso entrar em contato com vc com certa urgência. Vou tentar encontrar seu e-mail, mas de qualquer modo peço que vc me mande uma mensagem.

    Um abraço,

    Mayalu
    mayalu71@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/5/08

    Maya, já recebi seu e-mail e já retorno. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana em....
    Gostei muito da divulgação da JR no seu blog, pois creio que ira repercutir ainda mais a JR....

    Parabéns...

    Vamos em frente juntos...

    Abraços
    Neemias

    ResponderExcluir

Comente