Wikipedia

Resultados da pesquisa

26 de jun. de 2009

Juiz é responsável, sim!

O ministro Gilmar Mendes vem falando o que já passou da hora do Judiciário encarar: a responsabilidade dos juízes diante da questão prisional. O que se via até hoje é a postura escapista dos juízes de atribuir o caos carcerário, o superlotação, as condições desumanas das prisões ao "sistema", e assim todos se omitindo de responsabilidade.
Gilmar Mendes tem discordado veementemente: "Já não transita mais esse discurso de que essa questão não é da nossa responsabilidade. É o juiz que decreta a prisão provisória, é o juiz que condena alguém definitivamente”.
CNJ firma convênio com a FUNAP para ressocialização de presos
"O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilmar Mendes, assinou um convênio com o governo do Distrito Federal e a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap-DF), na manhã desta quarta-feira (24/06), para um programa de inclusão social de condenados. Além do ministro Gilmar Mendes, assinaram o convênio o secretário de Justiça e Cidadania, Alírio Neto, e o governador em exercício do Distrito Federal, Paulo Octavio. O acordo com o CNJ beneficiará 15 condenados. "
"Desde fevereiro deste ano, o STF dá oportunidade de emprego a sentenciados que cumprem pena em regimes aberto e semiaberto. O objetivo é contribuir para a recuperação social dessas pessoas e para a melhoria de suas condições de vida."
Leia completo no CNJ

2 comentários:

  1. André Botelho27/6/09

    Glória,
    Ótimo dia!

    Estou encantado pela proposta do Jornal "Recomeço". Gostaria de saber mais sobre a iniciativa.
    Ele continua sendo editado?
    Onde ele é distribuído?
    Meu nome é André Botelho, sou Jornalista, e estou desenvolvendo um projeto de pesquisa jornalística que tem como ponto central a relação escrita x leitura com reeducandos.
    Meu E-mail é decobotelho@hotmail.com
    Preciso entregar a minha proposta amanhã. Pena só ter conhecido a sua agora!

    ResponderExcluir
  2. Caro André, o Recomeço completou agora em junho 8 anos de publicação ininterrupta. Aqui é o blog que também trata do tema carcerário, mas as cópias do jornal impresso, com textos dos presos ficam no site http://www.jornalrecomeco.com/.
    O meu e-mail está na coluna à direita, embaixo: gloriareis@cefetleo.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir

Comente