Wikipedia

Resultados da pesquisa

3 de jun. de 2009

Ao governador Aécio Neves e ao secretário de Defesa Social, Maurício Campos

Cadeia de Leopoldina poderá ser mais
uma tragédia anunciada em MG
Relembremos o massacre de Ponte Nova em agosto de 2007, no qual 25 presos morreram queimados dentro de uma cela
Vejam o vídeo na época do promotor Antônio de Pádora Marchi- Corregedor Geral do Ministério Público de Minas Gerais, em entrevista na Câmara Municipal de Ponte Nova e a costumeira omissão das autoridades responsáveis pelo sistema carcerário diante de tantas vidas perdidas.
Aqui mesmo, no Recomeço, tenho alertado reiteradamente sobre a situação de risco da cadeia de Leopoldina, com superlotação, condições desumanas, muitos presos com benefícios e penas vencidas e presos sem julgamento (excesso de prazo). É a banalidade do mal em pleno século XXI.

Na época, cidadãos de Ponte Nova enviaram recado ao promotor:
- Esse promotor nos envergonha ao ter a petulância de dizer que a tragédia anunciada em Ponte Nova, no pedido de transferencia dos presos, não era prevista e é "tensão própria de presidio", "PROBLEMA ROTINEIRO". Só a justiça não sabia do problema... Basta!!!!
- Queremos a apuração dos fatos. Houve omissão por parte da justiça e esse problema revela a atual situação do nosso degradado sistema prisional. Para defender a vida devemos sim ser precipitados, senhor promotor (referindo-se à fala do promotor de que "não devemos ser precipitados").
Sugestão para evitar a tragédia
Por que o juiz criminal e promotores não fazem um mutirão para resolver praticamente todos os casos pendentes de réus presos, usando o próximo feriado de Corpus Chisti, a sexta-feira (que certamente será enforcada), o sábado e o domingo? Poderiam encontrar advogados voluntários, não ligados aos casos, para examinar cada processo e obter informações para eles conferirem antes de agir. Será impossível o gesto humanitário de se fazer um mutirão nesta cidade dita tão cristã???
Ou vamos esperar a tragédia anunciada?

2 comentários:

  1. Elaine Martins4/6/09

    O que mais indigna é a frieza das "otoridades". Não tão nem ai para os mortos. Brasileiro é mesmo muito pacífico, se fosse em outro país, eles quebravam o pau.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4/6/09

    Que cara de pau. Só mesmo assistindo para acreditar. Obrigado Gloria por nos mostrar a realidade cruel da nossa justiça e nos fazer pensar o quanto somos omissos.

    ResponderExcluir

Comente