Wikipedia

Resultados da pesquisa

28 de set. de 2008

Dia da Liberdade de Expressão

28 de setembro
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão.

(música Apesar de você - Chico Buarque)
Este é mesmo um país desengonçado. É como naquela famosa frase, que uns negam ser do De Gaulle: não é um país sério. Sabem onde falta seriedade no Brasil? Justamente nas instituições públicas, isso faz toda a diferença.

Este mês, um jornal foi fechado pelo Judiciário e Ministério Público em Minas Gerais. Leia a postagem Mais um ataque à liberdade de expressão e no site Observatório da Imprensa.

Em janeiro, recebi uma sentença de condenação à prisão por escrever um editorial cobrando medidas das autoridades responsáveis quanto às condições desumanas da cadeia de Leopoldina. O juiz, um funcionário público, que deve explicação dos seus atos a qualquer cidadão brasileiro, me processou por difamação. E o mais surreal de tudo é que não consta o nome do "ofendido" no editorial. Mesmo assim, a sua colega juíza me condenou. Aliás, uma condenação anunciada porque, na audiência, ela disse "não há a mínima possibilidade de absolvição, embora eu nem tenha lido o processo". Tem coisa mais absurda que essa? E tem mais. Como pretensa cidadã brasileira, escrevi à corregedoria do TJMG relatando os desvios de conduta desses magistrados e, para culminar, recebi uma resposta do desembargador-corregedor dando total respaldo às ilegalidades constantes no processo. Os "ilustres envolvidos" (conforme são chamados pelo corregedor), em vez de serem corrigidos, receberam carta branca da justiça mineira para continuar a prática de corporativismo, abuso de autoridade e ataque à liberdade de expressão.
Mas há um setor onde impera a liberdade de expressão no Brasil. Saiba qual é. Leia artigo completo

2 comentários:

  1. Anônimo29/9/08

    Olá!! Uma jóia seu site. Estudei Direito em Sao Paulo, mas atualmente nao tenho mais contato com a carreira. Estou vivendo em Espanha e aqui comecei a ler por primeira vez a Dostoievski. Sempre fui bastante crítica quanto ao sistema penal de nosso país e de qualquer país do mundo... Como dizia Dostoievski, a cadeia só serve para amputar uma vida do meio social. Continuarei seguindo seu site.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Anônimo29/9/08

    Obrigada, Karyn. São raros os que têm a sua visão. Abraços.

    ResponderExcluir

Comente